Veja o que a empresa nos pediu para criar:
A empresa
queria:
"
A Escola Estilo de Aprender caminha por campos teóricos que apontam para uma filosofia da diferença em educaçao, ampliando as reflexoes educacionais para territórios mais arejados.
Aqui na Estilo, nao há espaço para teorias especialistas da pedagogia, pois entendemos a educaçao como cultura. Cultura produzida a partir de múltiplas possibilidades relacionais estabelecidas entre aqueles que habitam e constituem um espaço escolar. Abrimos mao dos receituários apostilados, grandes planos educacionais, referenciais, parâmetros, projetos, criando um espaço leve, liberado, com rotas de fuga, dobras, que circulam por múltiplos territórios discursivos.
Procuramos ampliar o campo relacional existente nos saberes capturados pelos discursos especialistas, criando novas disciplinas e produzindo novas possibilidades conceituais nas já existentes.
A Estilo de Aprender é um espaço que permite aos estudantes vivenciarem diversas experiências repletas de significados. Além das salas de aula, fazem parte da paisagem de nossa Escola: horta, animais, areia, quadra, quintal, chuveirao e salas-ambiente (ateliê, sala de música, casinha, espaço de convivência, refeitório). Os estudantes circulam pelos espaços atribuindo e construindo novos significados para os mesmos.
A forma como a Escola comunica e produz aos seus parceiros, familiares e professores seus discursos sobre educaçao, criança, infância, avaliaçao e relaçao, acontece por meio do Documento Curricular. Esse é um dispositivo para que a escola problematize e crie espaços de discussao e reflexao a respeito de sua concepçao educacional. O Documento Curricular é produzido na relaçao formativa que acontece a partir do estudo, das falas, olhares, gestos, pausas, silêncios, intençoes, no que é dito e inaudito, sempre presentes no espaço de atravessamento entre a cidade e as famílias. Para nós, é a oportunidade de dar voz às diferenças, às culturas periféricas e aos conceitos marginais.
"