Veja o que a empresa nos pediu para criar:
A empresa
queria:
"
Empresa de desenvolvimento de tecnologias sustentáveis (green), tendo como foco principal (não restrito a) o monitoramento remoto sem fio de diversas grandezas, como água, energia, gás, temperatura, umidade e automação em geral. Acompanhando a tendência mundial para a “Internet das Coisas” (IoT – Internet of Things) e sistemas Smart Grid.
Tecnologias / Produtos
A princípio foi desenvolvido uma linha de hardwares, ora chamados ZBX, que são utilizados para o monitoramento remoto sem fio de grandezas em automações em geral. Utiliza a tecnologia sem fio ZigBee para o envio dos dados, através de redes mesh, garantindo assim que a informação sempre chegue ao destino com a maior eficiência possível.
A tecnologia sem fio foi escolhida pois oferece diversas vantagens sobre a cabeada, como facilidade de instalação e manutenção. Com o sistema ZBX, não há necessidade de infraestrutura para a instalação de complexos sistemas de monitoramento, tornando um grande atrativo para a decisão do cliente final. Fato este já comprovado pela grande aceitação do produto nas poucas divulgações já realizadas, bem como em cases de sucessos já implementados.
O primeiro produto desenvolvido teve foco no monitoramento remoto de água em condomínios residenciais/comerciais, com a individualização do consumo e a geração da conta individualizada, possibilitando uma economia entre 20% e 50% no consumo de água após a instalação do sistema. Este produto foi chamado de Hidrosys e hoje é um produto maduro. Logo após, a solução foi ampliada para monitoramento de energia e gás, também com geração de conta individualizada.
Por fim, o sistema foi ampliado para o monitoramento e também o controle de diversas grandezas/equipamentos, fornecendo uma solução turn key para automação em geral (automação predial, industrial e residencial).
A princípio, dois produtos distintos podem ser criados e trabalhados de forma independente:
- Hidrosys: Individualização do consumo de água, energia e gás;
- AutoSys: Automação em geral;
Os dois produtos têm formatos operacionais e comerciais diferenciados, bem como estratégias de mercado diferentes.
Em todos os casos, o monitoramento constante das variáveis de interesse possibilita uma visão geral e detalhada dos processos envolvidos, tendo como consequência uma eficiência muito maior no gasto com os recursos. Sem monitoramento, não há controle.
Diversos alertas podem ser configurados (vazamentos, temperatura excessiva, umidade baixa, etc) para serem ativados automaticamente, possibilitando uma intervenção imediata e economia financeira considerável.
Áreas de atuação
A sede da empresa será em Brasília – DF, porém terá representantes e integradores por todo o Brasil.
Para integradores, a empresa apenas venderá os hardwares e prestará os serviços necessários de treinamento e suporte técnico devido a possíveis problemas no hardware. Os integradores serão responsáveis por todo o processo de instalação e manutenção.
Os representantes terão a responsabilidade de captar negócios. Estes negócios serão repassados para a empresa, que fica responsável por todo o processo de instalação e manutenção, podendo, inclusive repassar essa responsabilidade para os integradores.
Para o produto Hidrosys, o público alvo será as grandes construtoras, que passarão a vender essa solução como valor agregado em suas obras de alto padrão. Outro mercado seria as administradoras de condomínios residenciais/comerciais. Existe ainda o mercado isolado de condomínios e também o mercado público (concessionárias de água, energia e gás).
O produto AutoSys pode ser comercializado de forma a oferecer uma solução turn key de supervisão para, por exemplo, Datacenters e indústrias em geral ou como kit de produtos para empresas que fornecem turn key de supervisão (empresas de automação em geral).
Uma outra linha de atuação da empresa será a venda de módulos ZBX para empresas que também desenvolvem tecnologias. O desenvolvimento de hardware para transmissão sem fio é complexo e demanda um tempo grande para a maturação do produto. Empresas que querem desenvolver produtos sem fio mas não querem perder tempo no desenvolvimento do hardware responsável por esta transmissão, poderão comprar o módulo básico ZBX e integrar em seus produtos. Para evitar a criação de possíveis concorrentes, a venda destes módulos será rigidamente controlada a determinados clientes e determinados projetos. A divulgação e captação de negócios nessa linha ficará por conta de distribuidores de componentes eletrônicos, com a ajuda de fabricantes de semicondutores que já demonstraram grande interesse no negócio.
Em todos os casos listados acima, existe a necessidade de uma estrutura operacional forte e profissional para sustentar tecnicamente, comercialmente e em capacidade produtiva as soluções ofertadas e implementadas no mercado.
Este mercado é um mercado exigente, com profissionais com conhecimento de aplicação destas soluções (hoje, cabeadas) e que demanda um alto nível de solução implementada e em funcionamento.
Para que a empresa se sustente a longo prazo neste mercado, deve sempre pensar no trinômio abaixo:
- Excelência nas soluções;
- Evolução de seus produtos;
- Rentabilidade do negócio.
Somente assim é possível construir uma empresa sólida o bastante, focada em lucro e em excelência no mercado que atua, para garantir sua longevidade e devolver lucro a seus proprietários.
Concorrência
Hoje a concorrência existente no Brasil são as soluções cabeadas. Algumas soluções sem fio começam a aparecer no mercado, porém com qualidade inferior e que não oferecem todas as funcionalidades do sistema ZBX.
Porém, com o sucesso da empresa e do crescimento do negócio, com certeza surgirão seguidores que tendem a ter soluções menos avançadas, mas funcionais.
Alguns concorrentes que oferecem soluções cabeadas ou sem fio com baixas funcionalidades:
- Siemens;
- Schneider;
- Phoenix Contact;
- General Electric;
- Novus.
ATENÇÃO. O BRIEFING TEM OBJETIVO DE CRIAR O NOME E LOGO DA EMPRESA (E NÃO DOS PRODUTOS CITADOS COMO EXEMPLO ACIMA)
A EMPRESA NÃO FICA RESTRITA À ESTES PRODUTOS QUE USAMOS COMO EXEMPLO, SERÃO DESENVOLVIDOS OUTROS FUTURAMENTE;
"