Como criar logotipo para empresa – Dicas que você não pode perder!

Como criar logotipo para empresa? Uma marca bem sucedida está sempre aliada a um bom logotipo, pois ele pode carregar consigo uma série de conceitos, como a missão e valores da empresa. Muitas pessoas do ramo do design podem julgar que a tarefa de desenvolver um logotipo para empresa é simples, mas, criar um logotipo é muito mais do que desenhar alguns círculos e digitar o nome da empresa abaixo dele. O designer que valoriza sua profissão e o dinheiro pago pelo cliente, sabe que é preciso muito trabalho, pesquisa e criatividade.

Confira abaixo algumas dicas de como criar logotipo para empresa criativo e eficiente.

Como criar logotipo para empresa

1. Entenda seu mercado

Isso significa conhecer bem o seu negócio, seu público e também a concorrência. É preciso entender quem é a sua empresa no mercado e estar ciente do diferencial de seus produtos ou serviços, para que isso possa ser traduzido no logo.

Depois disso, conheça o público que a empresa atende, como essas pessoas te enxergam, o que elas esperam do produto e o que ele representa para elas. É preciso detalhar ao máximo quem é o seu público, especificando informações como faixa etária, escolaridade, classe social, gênero, tamanho da família, costumes e onde eles estão.

Entender a concorrência também é importante, pois assim é possível encontrar um diferencial e saber como se posicionar em relação a eles, além de ajudar a identificar erros que você possa evitar no futuro.

2. Mostre a personalidade da sua empresa

É isso que vai fazer com que seu público se identifique com você. Se é clássico, moderno, delicado ou mais forte. Durante o processo criativo de um logo, entender a essência de uma empresa é algo fundamental.

A personalidade da sua empresa deve ser percebida através do seu layout. Especialistas dão dicas acerca da coerência de um logo, isto é, um escritório de advocacia não deve trabalhar com fontes divertidas, por exemplo.

Dessa forma, entender quais os diferenciais de uma empresa poderá lhe ajudar na concepção de um logotipo, onde cada traço deve ser coerente com a personalidade da sua empresa.

Uma técnica interessante que pode ser usada para mostrar mais de um significado, e até mesmo fugir do óbvio, é utilizar mais de um sentido na mesma figura.

As pessoas adoram esses pequenos jogos com a mente e ficam mais propensas a apreciar um design por conta disso. Observe que no exemplo abaixo, o logotipo representa tanto uma taça de vinho virada para baixo, que remete ao vinho, como é também uma tachinha que sugere a marcação de um lugar no mapa. Uma solução simples, criativa e muito eficiente.

como criar logo para empresa

3. Escolha as cores cuidadosamente

A cor é um dos elementos mais importantes, pois elas associam ideias à marca e comunicam emoções e sentimentos. Por isso, atenção para esse ponto, pois uma má escolha pode derrubar qualquer bom design.

Além disso, esteja atento às limitações de cor e tenha sempre um plano B, para fazer com que o logo seja compreendido em qualquer aplicação. Vale ainda alertar que deve-se tomar muito cuidado ao aplicar certos efeitos no logo. Isso pode parecer tentador, mas nem sempre é o mais adequado para a empresa, ou o que ela precisa.

É muito mais interessante que se priorize a simplicidade e o equilíbrio, afinal, o nosso cérebro sempre dá preferência a características como harmonia e coerência. Uma dica valiosa é criar os vetores primeiro em preto e branco, para só depois adicionar cores e efeitos. Lembre-se de que um bom logotipo é versátil, e deve funcionar em preto e branco tão bem quanto sua versão colorida.

como criar logo para empresa

como criar logo para empresa

É importante ressaltar que as cores devem ser “testadas” e estudadas tanto no ambiente online como offline. Um logo impresso tem aparência diferente de um que foi publicado na web, alertam os especialistas. Faça com que ele seja legível em todos os tamanhos e aplicações, como envelopes, seu website ou em outdoors.

4. Seja autêntico

O ideal é que o seu logotipo seja sempre atual, sem ser preciso que grandes alterações sejam feitas ao longo do tempo. Então, tenha cuidado na hora de seguir a onda do momento porque você pode correr o risco de precisar remodelar tudo no futuro.

Além disso, muito cuidado para não copiar o trabalho de outra pessoa, pois isso compromete sua credibilidade como profissional, além de trazer problemas com a lei. No entanto, não existe nenhum problema em buscar referências em projetos feitos por outros designers para se inspirar na hora de criar o seu logotipo.

Procure utilizar algo que seja apenas seu, que faça com que as pessoas possam identificar a empresa de cara, como uma tipografia customizada, por exemplo. Uma fonte única pode ser a garantia de que seu logo não mudará, pelo menos não drasticamente por um longo tempo.

como criar logo para empresa

As imagens trazem poder, deixam sua marca mais interessante e ajudam na identificação. Criar um logotipo com a cara da sua empresa é tão importante quanto a escolha do nome, por isso, esse é um passo que exige grande responsabilidade, muito trabalho e, muitas vezes, ajuda de um especialista.

Programa para criar logotipo

A escolha é unânime na maioria dos designers: Photoshop Illustrator, ambos da Adobe, são os melhores programas disponíveis no mercado para criar logotipos profissionais e de alta qualidade. Caso você esteja em busca de outras opções no mercado uma ótima dica é experimentar o Gimp, que possui funcionalidades muito semelhantes do Photoshop, como a organização de layers e você pode editar tranquilamente arquivos em formado “.psd”.

como criar logo para empresa

O download do programa é gratuito, você pode fazer o download tanto para Windows quanto para Mac. Outro vantagem em relação ao Photoshop é o tamanho do arquivo original, que ocupa menos de 150MB de espaço no seu HD.

Criar logotipo no Photoshop

Para finalizar, trouxemos este vídeo bem detalhado e explicativo para você criar logotipo no photoshop. Além dos ensinamentos técnicos da ferramenta o autor do canal Tecnodia também dá algumas dicas básicas de cores e tipografia. Vale a pena conferir este tutorial:

Espero que tenham gostado do artigo: como criar logotipo para empresa. Agora que tal então procurar esse especialista na We Do Logos? Cuide da imagem da sua empresa criando seu logo conosco. Confira nossos serviços e descubra que eles cabem direitinho no seu orçamento. Venha nos conhecer!

como criar logo para empresa